No primeiro bimestre foi registrada a frequência em 94% das aulas previstas

O fim do primeiro bimestre trouxe para a Secretaria de Estado de Educação (SEE) ótimas notícias sobre o trabalho das escolas da rede estadual na gestão de suas bases de dados. Foram alcançados índices de lançamento de frequência dos estudantes jamais atingidos pelo conjunto de professores e profissionais da SEE.

No primeiro bimestre foram lançados dados referentes à frequência de 94% das aulas previstas. No mesmo período de 2018 foram registradas apenas 80% das aulas. “Para nós foi uma satisfação muito grande ver os índices alcançados ao final do primeiro bimestre. É muito importante que o lançamento de notas e de frequência seja feito de forma tempestiva, porque isso vai auxiliar que sejam realizadas ações de forma mais acertiva”, destaca a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães.

Ainda segundo Geniana, o lançamento constante de frequência e de notas auxilia no trabalho do professor e da gestão escolar. “O nosso objetivo é ter uma estimativa de aprendizado do estudante. Quando temos clareza dos processos administrativos, a escola consegue desenvolver ações mais qualificadas de recuperação da aprendizagem, fazer a busca ativa dos estudantes não frequentes e acionar as famílias dos mesmos. Além disso, o lançamento de frequência ajuda a escola a perceber se o aluno está com algum problema e assim tomar as medidas necessárias”.

Os prazos para o lançamento de notas e frequência constam no Calendário Escolar. O segundo bimestre se encerra no dia 12 de julho e os professores têm até o dia 8 de agosto para fazer o lançamento no Diário Escolar Digital (DED). “Cumprir as datas estipuladas no calendário é de extrema importância para a garantia da aprendizagem do estudante. A aprendizagem só é possível a partir da presença do estudante na escola”, conclui Geniana.

Diário Escolar Digital

O aplicativo do DED funciona off-line e está disponível na Play Store apenas para dispositivos Android. Ele é utilizado pelos professores da rede estadual de ensino e permite o registro da frequência e do aproveitamento dos estudantes em aulas e atividades previamente cadastradas no portal WEB para o bimestre em aberto.