No último sábado (22/03), dia em que foi celebrado o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) destacou os avanços do projeto Gota D'Água em todo o estado.
A iniciativa teve como objetivo identificar e aprimorar o abastecimento de água em escolas que dependem de fontes naturais, como poços artesianos e captação superficial, impactando positivamente o cotidiano dessas instituições.
Avanços na implementação
A Escola Estadual Professora Maria Lúcia Gomes Ribeiro, situada na zona rural de Teófilo Otoni, foi um exemplo dos benefícios do projeto. Após a instalação do kit, a água na escola tornou-se livre de cheiro e sabor, resultando em um impacto significativo na vida dos estudantes e servidores. “Isso mudou a nossa vida, pois agora podemos tomar água e preparar a merenda com segurança”, ressaltou a diretora da instituição, Jéssica Duarte.
O projeto Gota D'Água avançou ainda mais na região de Teófilo Otoni, onde 35 processos estavam em andamento para melhorar o sistema de abastecimento em escolas indígenas nos municípios de Bertópolis e Santa Helena. No total, 39 instituições estaduais foram beneficiadas. A proposta incluiu a construção de uma torre de concreto com caixa d’água entre 1,5 e 5 mil litros, além de três pontos de distribuição: um para lavatórios, facilitando a higiene das mãos e a coleta de água para análises, e dois para bebedouros e cozinha.
Na Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali, na zona rural de Bertópolis, a expectativa era grande. “O projeto mudou completamente a perspectiva da nossa escola. Estamos animados por em breve termos acesso à água potável”, enfatizou o diretor da instituição, Nilson dos Santos.
Além disso, outros 23 endereços de escolas estaduais, sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni, foram contemplados com kit potabilidade e já ofertavam água potável aos educandos e servidores. Ademais, existiam mais sete processos em andamento, sendo duas perfurações de poços artesianos, para que a SRE Teófilo Otoni conseguisse atender, de forma definitiva, as localidades escolares que sofriam por escassez hídrica e ausência de água potável para o consumo.
A Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni destaca-se pela liderança feminina em posições estratégicas, como a Superintendência, a Coordenação da Rede Física e a Diretoria de Administração e Finanças (DAFI). Esse protagonismo tem sido fundamental na implementação de projetos de saneamento básico, garantindo um olhar mais atento e sensível às reais necessidades das escolas. Com uma gestão pautada na inclusão e na eficácia, as líderes reforçam a importância da equidade de gênero na administração pública, assegurando que as políticas educacionais sejam formuladas e executadas com sensibilidade social e um compromisso genuíno com a melhoria da qualidade de vida de estudantes e servidores.