O dia 04 de dezembro de 2021, sábado, foi de muita emoção e alegria para toda a Comunidade Escolar da Regional de Ensino de Teófilo Otoni e em especial para a comunidade indígena Maxakalí. A EE Indígena Capitãozinho Maxakali com a elaboração dos PET’s (Planos de Estudos Tutorados) na língua Maxakali, utilizados como estratégia pedagógica para continuar garantindo o ensino e aprendizagem dos alunos Indígenas Maxakalí durante a pandemia foi reconhecida e ficou entre as 10 melhores estratégias do Brasil.

O prêmio que antes era direcionado somente às escolas do Estado de São Paulo, teve na sua 5ª edição a novidade de ser estendido a todo o Brasil, principalmente por entenderem que os desafios impostos pela Pandemia da COVID 19 eram comuns às escolas públicas de todo o país. O Instituto Tomie Ohtake recebeu no 5º Prêmio Territórios 155 inscrições oriundas de escolas públicas de 22 estados brasileiros.

A cerimônia, transmitida direto de São Paulo pelo Instituto Tomie Ohtake, foi acompanhada pelo Superintendente Regional de Ensino, Raphael Neves de Matos e toda, a Analista Pedagógica que acompanha a temática Indígena Maria Rosário Ribeiro Scharper e demais integrantes da Equipe da SER Teófilo Otoni pelo Youtube. Foi um momento de celebrar juntamente com as 10 escolas premiadas e as 05 escolas premiadas com menção honrosa as iniciativas pedagógicas, selecionadas na 5ª edição do Prêmio de Territórios, que através do acolhimento, da escuta e da gestão participativa, enfrentaram desafios impostos pela pandemia com estratégias consistentes e inovadoras realizadas pelas unidades escolas em diversos estados brasileiros. Estiveram presente na cerimônia o Diretor da EE Indígena Capitãozinho Maxacali, Nilson Ferreira dos Santos e os professores indígenas Marilton Maxacali e Marquinhos Maxacali e ainda a Supervisora da Escola Indígena Zilene Gomes Duarte que representaram muito bem a Educação Indígena de nossa Jurisdição.

Nas escolas Indígenas Maxakali, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade fazem parte do cotidiano da escola e acontecem de forma natural, os professoras e professores, de forma coletiva e dialogal têm autonomia para escolher o lugar e o tempo para ajudar suas crianças no processo de ensino e aprendizagem. O que foi tranquilo acolher a proposta da Secretaria de Educação em março de 2020 para implantar os Planos de estudos Tutorados no cotidiano da escola como estratégia pedagógica para garantir a educação aos alunos em tempos de pandemia.

Com o dinamismo e atemporalidade que perpassa todas as ações que lá se desenvolve a começar pelo próprio território os PET’s ganham forma e força na sua constituição e construção com base na cultura e na língua Maxakali.  Estratégia reconhecida nacionalmente na 5ª edição do Prêmio Territórios pelo Instituto Tomie Ohtake.

Territórios pelo Instituto Tomie Ohtake.