É com grande satisfação que compartilhamos boas novas sobre o Edital 09/2021. O documento trata do processo de seleção de PROJETOS DE PESQUISA de autoria de estudantes da Rede Estadual de Minas Gerais.

Cada escola participante pôde se inscrever com 1 (um) projeto de pesquisa. Este integrará o Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica - ICEB.

Foram selecionados 392 projetos de pesquisa das quatro áreas de conhecimento, que serão desenvolvidos por um período de 10 meses nas escolas.

O Edital 09/2021 é o segundo de um total de 3 editais do Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica. O 3º edital, será destinado à seleção dos professores tutores.

FINALIDADE

A proposta de Iniciação Científica para a Educação Básica visa estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa.

Por meio da formação de núcleos de pesquisa e de investigação científica compostos por estudantes e professores das Escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, a proposta pretende contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, visando a progressão na trajetória escolar dos estudantes; a continuidade dos estudos e o ingresso dos jovens no Ensino Superior.

OBJETIVOS

O objetivo do Projeto Iniciação Científica na Educação Básica é intensificar o estudo e a reflexão dos Temas Contemporâneos Transversais, por meio da aplicação de metodologias científicas, possibilitando que os estudantes identifiquem problemas no seu contexto social e possam propor e promover soluções para os mesmos.

Além disso, a iniciação científica visa incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica.

A 37ª SRE de Teófilo Otoni, vem com grande alegria, anunciar os classificados da nossa regional:

E E João Ferreira de Oliveira – Poté

EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

E E Eduardo Milton da Silva – Novo Cruzeiro

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DAS VACINAS

E E São Sebastião – Teófilo Otoni

CONHECIMENTO DA SEXUALIDADE E SAÚDE NA ESCOLA

E E Alonzo Barbuda – Ponto dos Volantes

SUSTENTAR / HABILIDADE

E E Joseph Stalim Romano - Nanuque

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (NUPEAAS)

QUILOMBO URBANO: NEGRITUDE, RESISTÊNCIA, ANCESTRALIDADE NO BAIRRO SETE DE SETEMBRO NO MUNICÍPIO DE NANUQUE - MG

E E de Umburaninha - Bertópolis

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (TIC)

ICEB – A IMPORTÂNCIA DA PINTURA INDÍGENA PARA O POVO MAXAKALI E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO LOCAL DO MUNICÍPIO DE BERTÓPOLIS – MG

PREMIAÇÃO

Recursos Financeiros:

Termos de Compromisso

R$ 60.000,00 (aquisição de 12 notebooks)

R$ 20.000,00 (despesas com o projeto – com liberação até o final de Outubro)

A 37ª SRE de Teófilo Otoni, por meio da Diretora Educacional Brandali Alves da Silva, e do Superintendente Regional de Ensino Raphael Neves de Matos, parabeniza os gestores e professores criadores dos Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica. Desejamos que essa seja uma experiência transformadora não só para os integrantes dos Núcleos de Pesquisas nas escolas, mas para toda a comunidade escolar, e que a prática da pesquisa científica e do pensamento científico passe a fazer parte do cotidiano das escolas.