A retomada das atividades presenciais no formato híbrido de ensino, adotado pela SEE/MG por resolução própria em 2021, vem se concretizando em mais municípios da Jurisdição.

Desde 03/08/2021 o retorno das atividades presenciais virou realidade nos municípios de Carlos Chagas, Nanuque e Malacacheta. Em 13/09/2021 o Executivo Municipal autorizou o retorno em Ponto dos Volantes que possibilitou a devida preparação com os profissionais para que os alunos pudessem ser bem recebidos, e as atividades com os discentes pudessem iniciar de maneira exitosa em 20/09/2021. Nesta data, 20/09/2021 foi autorizado o retorno de Teófilo Otoni e Serra dos Aimorés, o que possibilitou o inicio da preparação com os profissionais para que em 27/09/2021 possam iniciar suas atividades com os alunos.
O retorno tem contado com o comprometimento da Gestão Escolar e de todos os profissionais envolvidos na escola, que não medem esforços para que as atividades presenciais possam acontecer de forma segura. Todas as escolas foram devidamente preparadas para esse tão sonhado retorno, para isso cada Gestor Escolar seguir criteriosamente as orientações da SEE/MG no cumprimento de uma lista de varias tarefas elencadas numa Checklist, que determinava ações, definia itens para aquisições, orientava a reorganização dos espaços escolares que possibilitassem que as aulas acontecessem. Tudo isso em consonância com a adoção de todos os protocolos de biossegurança, definidos nas normativas da Secretária de Estado de Educação em observância ao que determina a Secretária de Estado de Saúde e outros órgãos reguladores.
A Superintendência Regional de Ensino organizou reuniões virtuais de orientação aos Gestores com a participação efetiva do Serviço de Inspeção Escolar, coordenado por Tatiane Campos Jardim, e do Diretor de Pessoal Dalso Gomes Filho, oferecendo sempre o suporte necessário para que as dúvidas, dificuldades e situações possam ser bem conduzidas, sanadas e orientadas.
Cada escola organizou da melhor forma a semana de preparação com os profissionais, a semana de acolhimento, sempre a semana que antecede o inicio das atividades com os alunos. A Diretora da E.E. Prefeito Germano Augusto de Souza em Teófilo Otoni, Soraia Batista de Oliveira, por exemplo, fez a reunião de sensibilização e acolhimento aos seus profissionais na segunda-feira, 20/09/2021 nos turnos manhã e tarde. Pôde-se notar nos semblantes dos profissionais a seriedade e responsabilidade com que estavam acompanhando as orientações. Soraia enfatizou com todos eles o quanto esse momento de pandemia nos ensinou que precisamos cuidar do outro e o quanto aprendemos com tudo isso, que o alunos precisam muito de nós nesse momento, onde a importância e valorização do ser humano desponta como nosso maior norte e direcionamento na escola e na vida.
Todos os nossos Gestores já trazem estampado no semblante a responsabilidade, compromisso, zelo e cuidados para com os profissionais e alunos, seguindo firmes na defesa por dias melhores e em defesa da oferta de uma Educação de qualidade em cada unidade escolar.

Momento de preparação com os Profissionais da EE Prefeito Germano Augusto de Souza.

Aulas presenciais EE Maria da Silva Rocha em Franciscópolis.

Aulas presenciais Alonzo Barbuda em Ponto dos Volantes.

Aulas presenciais EE de Ensino Medio de Ponto dos Volantes

Preparação com os profissionais EE Pedro Gonzaga em Serra dos Aimorés.

Preparação com os profissionais EE Vanda Reuter em Serra dos Aimorés

Aulas presenciais EE de Santana do Araçuai de Ponto dos Volantes.

Preparação com os Profissionais EE Presidente Tancredo Neves em Teófilo Otoni.

Preparação com os profissionais EE José Expedito de Souza Campos, Rio Pretinho, distrito de Teófilo Otoni.

Preparação com os profissionais EE de Ensino Fundamental e Medio (Socioeducativo)

Preparação com os profissionais EE Tristão da Cunha, Teófilo Otoni

Preparação com os profissionais EE Sebastião Alves de Souza, distrito de Topázio em Teófilo Otoni

Aulas presenciais EE de Antônio Ferreira em Franciscópolis.