A Constituição Federal estabelece o direito de as pessoas com necessidades especiais receberem educação preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208, III). A diretriz atual é a da plena integração dessas pessoas em todas as áreas da sociedade. Trata-se, portanto, de duas questões - o direito à educação, comum a todas as pessoas, e o direito de receber essa educação sempre que possível junto com as demais pessoas nas escolas "regulares".

A Equipe do Serviço de Apoio à Inclusão - SAI da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni, composta por Janecy Ferreira dos Santos, Marinalda Miranda Matos, Aída Afonso Acrux Soares, pensando nesse direito iniciou no dia 27/08/2021 as atividades do Curso Básico de Libras I para capacitar professores que atuam nas Salas de Recursos Funcionais das escolas estaduais. O Superintendente Regional de Ensino, Raphael Neves de Matos, participou da aula inaugural, e fez referência ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 que em sua Meta 4, determina a universalização do atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede regular de ensino, destacou o pensamento de Paulo Freire “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.

O curso será ministrado de forma remota com atividades síncronas e assíncronas e terá como Instrutores de Libras a professora Daniela Oliveira e o professor Deyvid Ribeiro que atuam na SRE.

A aula inaugural teve como interpretes os professores: Maicon Douglas e Giseli Souza, que estão sempre presentes nos eventos da SRE de Teófilo Otoni fazendo a tradução simultânea.

“O curso proposto é de extrema importância, pois temos uma demanda muito grande de atendimento aos alunos surdos e não há profissionais suficientes para o atendê-los nas suas especificidades”, disse a Diretora Educacional B, Brandali Alves da Silva.

Teremos a participação de 42 cursistas que farão atividades e terão aulas virtuais no período de agosto a dezembro totalizando 180 horas.