Em continuidade às ações voltadas para o adequado tratamento das especificidades das escolas indígenas de nossa regional, no dia 05 de julho de 2021,

foram empossados os recém nomeados diretores das escolas: Escola Estadual Izabel da Silva Maxakali - Simone Maria Gomes Reis e como diretor da Escola Estadual Indígena Maxakali - Lutimar Rodrigues da Silva. Os atos de nomeação foram publicados em 02/07/2021.
Na oportunidade, o Diretor da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni - Raphael Neves de Matos, e a analista Maria do Rosário, ressaltaram que tal medida vai de encontro ao compromisso com a diversidade e valorização do protagonismo das Comunidades Indígenas em prol do fortalecimento cultural, pedagógico e histórico dessa territorialidade.
A proposta é promover o alinhamento das ações pedagógicas na demarcação de uma Pedagogia específica para a educação dos povos indígenas alinhada com as demandas territoriais da comunidade Maxakali.