A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG) iniciou no dia 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo) a segunda etapa da campanha de combate ao tabagismo. O tema proposto para a campanha é Coronavírus: mais um motivo para você parar de fumar e objetiva reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia e revela que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. No Brasil, por exemplo, estima-se que 438 pessoas morrem por dia em decorrência do consumo do tabaco. Reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, presente nos produtos à base de tabaco, o tabagismo é um fator de risco para o desenvolvimento de formas mais graves da Covid-19 devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esse motivo, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos, além de serem acometidos com mais freqüência por infecções respiratórias como sinusites, traqueobronquites e pneumonias. Além disso, o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça como o narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar podem facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais juntamente com as suas Unidades Regionais de Saúde estimulam a adoção de hábitos saudáveis e reforçam a importância do não fumar.