Entre os dias 14 e 17 de agosto, aconteceu a formação de professores orientadores da recomposição das aprendizagens, evento que reuniu educadores das 4 (quatro)  áreas do conhecimento selecionados para atuarem no Plano de Recomposição das Aprendizagens da SRE Teófilo Otoni.

O objetivo da capacitação foi fornecer ferramentas e estratégias para que esses professores possam orientar os Núcleos de Gestão Pedagógica Regional na recuperação da aprendizagem perdida   durante a pandemia.

A recomposição da aprendizagem é um tema crucial no atual contexto educacional, onde muitos alunos tiveram seu desempenho escolar prejudicado pela falta de aulas presenciais e outros fatores relacionados à pandemia. Para garantir um processo eficiente e eficaz de recuperação das aprendizagens dos alunos, é essencial que os professores estejam preparados para atuar como orientadores desse processo.

Durante os quatro dias de formação, os participantes tiveram acesso a oficinas e atividades práticas que abordaram temas como avaliação diagnóstica, planejamento pedagógico e estratégias de ensino.

Para a professora Ariany Pechir Lopes Silva, a capacitação possibilitou a cada professor conhecer o sistema educacional mais detalhadamente. “Ao saírmos da sala de aula, descobrimos o mundo que há por detrás do lugar "escola" e do movimento constante que faz toda a educação funcionar. É enriquecedor e nos incentiva a crer que ao unirmos os conhecimentos de todos os que compõem o sistema de educação mineira, é possível oferecer sim a qualidade de ensino que tanto almejamos alcançar nos nossos alunos.

A professora Olivia da Paz Viana acredita que o Plano de Recomposição das Aprendizagens proporcionará aos professores condições de desenvolverem um trabalho mais sistematizado, pois os três eixos estruturantes do Plano, “planejamento, ação e monitoramento” juntos, têm como objetivo impulsionar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em diferentes níveis de aprendizagem. Assim será possível garantir o direito da aprendizagem dos alunos da rede estadual de educação que não tiveram oportunidade de aprender durante a pandemia.

Os professores Orientadores da Recomposição em geral acreditam que o Plano de Recomposição das Aprendizagens é uma iniciativa que visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país. Com professores mais preparados e orientados, é possível garantir que os alunos tenham um aprendizado mais completo e efetivo, mesmo em tempos desafiadores como os que estamos vivendo.