Muito envaidecidos  e orgulhos que recebemos o Portfólio de Práticas  Exitosas PRONATEC / MG - Território Mucuri  com destaque de  04 escolas estaduais da  Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni a saber:

Escola Estadual Vanda Reuter

Serra dos Aimorés - MG

Curso FIC de Assistente de Controle de Qualidade e Operador de processos Químicos Industriais

A prática pedagógica executada pela escola buscou desenvolver uma parceria com as empresas de destilação de álcool do município e regiões circunvizinhas, a fim de criar vagas de emprego para os alunos que concluíssem os Cursos FIC. Para isso, selecionou professores com formação adequada e desenvolveu aulas práticas no laboratório da escola e nos laboratórios das empresas, a fim de que os alunos pudessem visualizar, na prática, os processos químicos e a importância do controle de qualidade de açúcar e álcool

Escola Estadual Raul Ferreira Souto

Crisólita – MG

Curso FIC de Auxiliar Agropecuário

A prática pedagógica foi executada através de uma visita em fazenda de hidroponia a fim de que os estudantes pudessem compreender como funciona esta técnica desde a sementeira até à venda das hortaliças. Além disso, a atividade buscou estreitar os laços entre alunos e produtores, e relacionar o tema de olericultura com as práticas do dia a dia da vida do agricultor familiar.

Escola Estadual Coronel Clemente

Itaípe – MG

Curso FIC de Agente de Desenvolvimento Cooperativista

A prática pedagógica buscou contribuir para desenvolver a capacidade dos cursistas na identificação das potencialidades do seu território, através do diagnóstico das necessidades, disponibilizando uma metodologia que estimule a promoção da atividade no modelo cooperativista, visando o desenvolvimento socioeconômico do município, bem como a formação integral dos sujeitos. Para isso, algumas estratégias pedagógicas foram utilizadas, como a divisão da turma em grupos para a elaboração de paródias sobre temas do curso, leitura de textos orientativos, rodas de conversa/discussão sobre as necessidades do município, utilização do instrumento de análise FOFA, plenária e conclusão.

Escola Estadual Antônio Batista Mota

Nanuque - MG

Curso FIC de Cuidador de Idosos

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR QUALIFICADO

A prática pedagógica buscou qualificar os alunos do curso e dar entendimento sobre a responsabilidade que é cuidar de idosos, já que nesse momento da vida, o ser humano apresenta fragilidades do envelhecimento. Para isso, os estudantes foram capacitados para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, instituições de longa permanência, hospitais, centros de referências, etc, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função. Foram discutidos os direitos dos idosos garantidos por legislações pertinentes, além da promoção de iniciativas para prevenção da saúde e cuidados específicos do cuidador de idosos. Dentre as aulas práticas organizadas, cita-se: banho no leito, curativo simples, cuidados com colostomia, traqueostomia e sonda vesical de demora, aferições de sinais vitais, preenchimento diário do idoso, mudança de decúbito e glicemia capilar. Impactos da Prática Exitosa: O curso possibilitou aos alunos uma qualificação profissional com grandes chance de conseguir um emprego na região. Para alguns alunos que já atuavam na profissão, foi possível conciliar teoria com as práticas das funções de cuidador, a fim de desempenhar suas atividades de maneira plena e com segurança.

Confira o portifolio completo aqui: