Como recuperar a conta de acesso?
-
Para recuperar a conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.
-
Clique no link Esqueci minha senha.
-
O Login Único avaliará a forma mais segura para recuperar a conta ao cidadão.
-
Caso a opção não seja a melhor para momento, estará disponível outra opção para cidadão realizar a recuperação na mesma tela.
1. Recuperar a conta por meio do Aplicativo gov.br
-
Clique no botão GERAR QR-CODE. Caso não possa recuperar pelo Aplicativo, basta clicar no botão Não tenho celular
-
O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.
-
Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code
-
Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE
-
Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.
-
Posicionar o rosto de frente para câmera celular e siga as orientações até sistema validar as informações.
-
Clique no botão OK e continue o processo no computador
-
Preencha os campos com uma nova senha e clique no botão Concluir para recuperar o cadastro.
2. Recuperar conta por meio dos Bancos Credenciados
-
Clique na imagem do banco credenciado desejado. Caso não possa recuperar pelo banco, basta clicar no botão Recuperar de outra forma
-
Siga os procedimentos do banco credenciado.
-
Defina a senha e clique no botão Concluir para finalizar a recuperação da sua conta.
3. Recuperar conta por E-mail
-
Conferir se o email está correto do cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo email, basta clicar no botão Não tenho acesso a este email
-
Abra o e-mail e busque o código de acesso encaminhado (confira na caixa de spam caso não esteja na caixa de entrada)
-
Digite o código de acesso e clique no botão Avançar
-
Defina a senha e finalize a recuperação da sua conta.
-
Caso o email da conta de acesso não esteja correto, acesse as orientações para solicitar alteração
4. Recuperar conta por Mensagem de Texto (SMS)
-
Conferir se o número de celular está correto do cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo número de celular, basta clicar no botão Não tenho acesso a este celular
-
Conferir a mensagem recebida no celular informado e digitar o código no campo Código de 6 caracteres e clique no botão Avançar
-
Defina a senha e finalize recuperação da sua conta.