Diante do desafio de conciliar a reabertura das escolas com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, as escolas estaduais vão combinar atividades presenciais e remotas no ano letivo de 2021
Essa proposta de ensino híbrido, que se adequa à realidade de pandemia, traz consigo a possibilidade de resgatar e fortalecer a aprendizagem dos alunos sem descuidar dos protocolos sanitários de combate ao Corona vírus, tendo a tecnologia como aliada.
A Escola Estadual Pastor Hollerbach, que atende o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), com grande alegria e muita cautela abriu as portas para o retorno dos seus alunos no dia 27/09/2021, e a 37ª SRE representada por alguns de seus profissionais se fez presente.
Assim chegamos a uma nova rotina de estudos. Logo ao chegar, os alunos têm a temperatura tomada, já higienizam as mãos e seguem para as salas de aula. As carteiras estão colocadas distantes umas das outras e há álcool para limpeza. Os intervalos recreativos foram todos espaçados e escalonados, evitando aglomeração de estudantes no pátio da escola. Para chegar a esse modelo, houve muito planejamento e conversa. Em meio a tantas inovações, ainda não
temos todas as respostas necessárias, mas sabemos a importância de trabalhar para que o aluno possa ser o que ele quiser e exercer o seu papel na sociedade.
Todos acreditam que o otimismo, os bons pensamentos e as boas energias para o retorno às aulas funcionam como verdadeiros ímãs que atraem o bem.
Destacamos que a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Sendo assim, nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar em permanecer no modelo remoto de ensino continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.