Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Alunos das escolas piloto relatam que se sentem incentivados a buscar mais informações e a terem voz. Projeto piloto é realizado em 13 escolas da rede estadual de ensino

Auxiliar os estudantes a desenvolverem o protagonismo juvenil é uma das premissas do Novo Ensino Médio. Em Minas Gerais, nas escolas que desenvolvem o projeto piloto da proposta, os estudantes destacam que esse objetivo está sendo alcançado e que, a partir dos conteúdos apresentados nas aulas, se sentem mais argumentativos e participativos.

O projeto piloto teve início no estado em 2020. Inicialmente as atividades eram realizadas de forma presencial, mas com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de suspensão das aulas presenciais, no ano passado, passaram a ser desenvolvidas por meio do Regime de Estudo não Presencial. A proposta começou a ser trabalhada com turmas do 1º ano do ensino médio. Este ano, o Novo Ensino Médio é realidade no 1º e 2º ano do ensino médio nessas unidades e, em 2022, avançará também para as turmas do 3º ano.

Aluna do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Alfredo Sá, no município de Teófilo Otoni, Sarah Gomes Pinheiro conta qual foi a primeira impressão que teve da iniciativa. “Sou da primeira turma da escola e quando contaram como seria foi um choque, mas com o tempo percebemos que os novos conteúdos vieram para somar. Além disso, mesmo as aulas acontecendo de forma remota, a dinâmica é muito boa”.

Para Sarah, o ponto chave do Novo Ensino Médio é o fato dos professores estimularem os alunos a buscarem conhecimento durante todo o tempo. Foto: Arquivo Pessoal

Para Sarah, o ponto chave do Novo Ensino Médio é o fato dos professores estimularem os alunos a buscarem conhecimento durante todo o tempo. Foto: Arquivo Pessoal

Para Sarah, o ponto chave do Novo Ensino Médio é o fato dos professores estimularem os alunos a buscarem conhecimento durante todo o tempo. “Desde que as aulas começaram estávamos sendo motivados a pensar mais, a buscar conhecimento e, assim, mostrar nossa opinião”, conta a aluna.

Quem concorda com Sarah é o estudante Isaque Silveira Assunção. Ele também está no 2º ano do ensino médio e estuda na Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, em Abadia dos Dourados. Mesmo achando que o aumento da carga horária foi grande, ele fica feliz com tudo de novo que tem aprendido. “Estou aprendendo coisas que nunca tinha ouvido falar. Estamos fazendo muitas pesquisas e, com isso, já percebo que estou mais crítico que no ano passado”, conclui.

Loren Reisla Ferreira da Silva, aluna do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Pentáurea, em Montes Claros, também destaca os novos conhecimentos que está adquirindo. “Antes via o ensino médio para reforçar o que a gente já tinha aprendido nos anos anteriores. Hoje aprendo coisas novas que estão me ajudando bastante, como a aula de Práticas Comunicativas, que auxilia a melhorar a comunicação. Esse novo ensino médio é bom, ajuda bastante na nossa vida”.

Projeto de Vida

Desde o ano passado, Ricardo Lino da Silva Filho tinha curiosidade para saber como seriam as aulas ao ingressar no ensino médio. “No início do ano, ainda com as aulas presenciais, eu via os alunos do 1º ano saindo mais tarde e falando sobre as coisas que estavam aprendendo e eu queria saber como era”, revela.

O estudante Ricardo já percebe os benefícios da proposta. Foto: Arquivo Pessoal

O estudante Ricardo já percebe os benefícios da proposta. Foto: Arquivo Pessoal

Hoje aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior, em Itajubá, ele tem a oportunidade de participar das aulas que tanto sonhava conhecer. O componente curricular que mais está chamando a atenção de Ricardo é o Projeto de Vida. “Está me estimulando a pensar no que eu quero fazer no futuro e como alcançar esse objetivo. Quero fazer faculdade de medicina e estou me planejando para isso”.

Ricardo também conta que, mesmo com pouco tempo estudando os conteúdos, ele já se percebe mais argumentativo. “Acho que estou mudando. Nas eletivas, temos uma visão mais crítica da sociedade e nos leva a pensar em como podemos mudar determinadas situações”, finaliza.

Escolas piloto
Em Minas Gerais, 13 escolas estaduais atuam como piloto para a proposta do Novo Ensino Médio. Elas estão localizadas em diferentes regiões mineiras: Jequitinhonha-Mucuri, Central, Alto Paranaíba, Norte, Triângulo, Sul de Minas. Para a escolha dessas unidades de ensino, os critérios adotados foram os estabelecidos pela Portaria MEC nº 1.024, de 04 de outubro de 2018, considerando as características que as potencializaram enquanto laboratório do projeto.

Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio foi construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da educação básica. Sua implantação está prevista para iniciar em 2022.

Leia Mais:

Novo Ensino Médio: escolas do 1º ano do ensino médio implementarão a proposta em 2022

-Novo Ensino Médio: aulas mais práticas, dinâmicas e focadas na vivência do estudante

 

 

Superintendência Regional de Ensino Teófilo Otoni

Edif. Maria Tereza - Rua Mohamed Chaim Lauar, 10

Bairro Dr. Laerte Laender - CEP: 39803-173

Teófilo Otoni / MG

Telefone: 3087-2150

Temos 54 visitantes e Nenhum membro online